Lanterna à prova de explosão (intrinsecamente segura) tamanho médio – QUALI-L2 – (Código Nightstick: XPP-5422GMXA)

LANTERNA INTRINSECAMENTE SEGURA PARA ÁREAS CLASSIFICADAS – DUAS LÂMPADAS: FOCO AMPLO (LÂMPADA NA LATERAL) e/ou DIRIGIDO (LÂMPADA PRINCIPAL). POSSUI DOIS PONTOS MAGNÉTICOS PARA PENDURAR/APOIAR A LANTERNA (SETAS EM VERMELHO).

Descrição

Catálogo para Download

Destaques da Lanterna à prova de explosão (intrinsecamente segura) tamanho médio

  • Certificação Inmetro, cETLus, ATEX, IECEx e MSHA
  • Carcaça de polímero ultra-resistente
  • Certificação IPX7 – À prova d’água
  • Resistente ao impacto e aos produtos químicos
  • Clip para cinto incluído
  • Resiste a quedas de até 2 metros de altura, podendo ser submersa em água até 1 metro de profundidade – IP-67

LANTERNA INTRINSECAMENTE SEGURA PARA ÁREAS CLASSIFICADAS – DUAS LÂMPADAS: FOCO AMPLO (LÂMPADA NA LATERAL) e/ou DIRIGIDO (LÂMPADA PRINCIPAL). POSSUI DOIS PONTOS MAGNÉTICOS PARA PENDURAR/APOIAR A LANTERNA (SETAS EM VERMELHO). CORPO ALTAMENTE RESISTENTE E LENTES EM POLICARBONATO

A MAIS LEVE LANTERNA ANTIEXPLOSÃO (À PROVA DE EXPLOSÃO) DA CATEGORIA: 222 GRAMAS COM PILHAS.

Certificação Inmetro: Ex ia IIC T3 Ga – Classe I, Zona 0 – APROVADA E CERTIFICADA PARA USO NO BRASIL, ALÉM DO EXCLUSIVO CERTIFICADO MSHA (Mine Safety and Health Administration – EUA – órgão norte-americano de prevenção de acidentes na mineração) – Approval N. 20-A130001-0.

Os dois pontos magnéticos, com ímãs super potentes, têm como objetivo principal apoiar a lanterna em superfícies metálicas – o magnetismo extremamente forte, deixando a lanterna apoiada tanto na horizontal como na vertical – fotos abaixo.

Lanterna intrinsecamente segura moderna, econômica, segura, leve e que proporciona maior iluminação tanto no modo foco dirigido como com foco amplo.

Para indústrias petroquímicas, químicas, farmacêuticas, plataformas marítimas, estocagem de produtos inflamáveis de uma forma geral, atendimento a emergência com produtos inflamáveis, etc.

A Categoria “ia” é mais rigorosa e prevê que o equipamento possa sofrer até dois defeitos consecutivos e simultâneos mantendo com um fator de segurança 1,5, aplicado sobre as tensões e correntes, visando a incapacidade de provocar a ignição. Motivo pelo qual se assegura a utilização desses equipamentos até nas zonas de risco prolongados (Zona 0).

Certificação INMETRO N. NCC 15.0287 X. Outras certificações: cETLus e ATEX, IECEx. Avalição de conformidade de equipamentos elétricos para atmosferas explosivas, anexo à Portaria Inmetro N. 179 de 18 de maio de 2010.

EX ia I Ma

Ex ia IIC T3 Ga

Classificação Fiscal: 8513.10.10

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Utiliza lâmpadas LED com tecnologia Cree® que conferem maior durabilidade e iluminação. Possui duas lâmpadas independentes, uma com ângulo amplo e outro foco dirigido.

50.000 horas de vida útil das lâmpadas!

Levíssima: Utiliza 3 pilhas AA (não incluídas). Peso sem pilhas: 196 g. Peso total com pilhas: 222 g. Não necessita ferramenta para troca de pilhas. Fabricado em polímero altamente resistente com lentes em policarbonato.

Dimensões: largura: 183 mm de comprimento, diâmetro de 46 mm.

Apoio com clip para cinto (no corpo da lanterna) e cordão resistente que acompanha o produto.

ALIMENTAÇÃO, CAPACIDADE DE ILUMINAÇÃO E AUTONOMIA

Possui duas lâmpadas independentes, uma com ângulo amplo e outro foco dirigido, com iluminação máxima de 285 lumens (210 lumens de foco dirigido e 120 lumens de lâmpada com foco amplo).

Utiliza 3 pilhas AA (não incluídas). Atenção: para garantir a classificação de segurança intrínseca, sempre utilize pilhas Duracell PC1500 ou Energizer EN91.

À prova d´água, produtos químicos e impacto.

Autonomia:

Foco amplo: 17.5 hours, Foco dirigido: 17.5 hours, Ambas lâmpadas: 4.5 hours

Vídeo:

Veja que na preparação a emergências, a lanterna também não pode faltar

 

PRINCIPAIS APLICAÇÕES:

  • Áreas com inflamáveis
  • Campos de petróleo e gás, indústrias químicas e petroquímicas
  • Mineração
  • Cimenteira
  • Agronegócio e alimentícias – silos e demais equipamentos com carvão, amigo, farinha, etc
  • Transporte rodoviário, marítimo e ferroviário de produtos perigosos
  • Indústria óleo, gás, offshore
  • Indústrias específicas com gases inflamáveis: siderurgia, alimentícia, açúcar e álcool e bioenergia, automobilística, celulose e papel, etc.
  • Uso marítimo
  • Estocagem de gases para processo
  • Todas com válvula de alívio de gás

 

CUIDADOS:

  1. Nunca abra o compartime nto da bateria em atmosfera perigosa. Substitua as pilhas sempre fora de uma área classificada.
  2. Para trocar as pilhas não há necessidade de ferramentas – simplesmente gire o parafuso e troque as pilhas – cuidado para não apertar o parafuso com força excessiva. NÃO NECESSITA RETIRAR O PARAFUSO, BASTA DESENROSCÁ-LO PARA RETIRADA DO CORPO E COLOCAÇÃO DE PILHAS.
  3. Sempre utilize pilhas Duracell PC1500 ou Energizer EN91. Troque sempre as 3 pilhas simultaneamente – nunca use pilhas novas e usadas ao mesmo tempo. Não utilize pilhas recarregáveis.
  4. Não substitua nenhum componente da lanterna, nem adapte qualquer um outro.
  5. O usuário tem responsabilidade de assegurar que o produto será instalado/utilizado em atendimento às instruções do fabricante e às normas pertinentes em instalações elétricas em atmosferas explosivas.

Este produto atende as seguintes normas nacionais:

ABNT NBR IEC 60079-0:2013 Atmosferas Explosivas – Parte 0: Equipamentos – Requisitos gerais.
ABNT NBR IEC 60079-11:2013 Atmosferas Explosivas – Parte 11: Proteção de equipamento por segurança intrínseca “i”.
ABNT NBR IEC 60079-26:2008 Versão corrigida em 2009 Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas de gás – Parte 26: Equipamento com nível de proteção de equipamento (EPL) Ga.

 

ALERTA – REQUISITO IMPORTANTE DAS LANTERNAS À PROVA DE EXPLOSÃO DISTRIBUÍDAS PELA QUALISSEG:

A substituição de baterias/pilhas de todas as lanternas à prova de explosão deve ser feita em áreas não perigosas (não classificadas com risco de explosão). Todas as lanternas à prova de explosão distribuídas no Brasil pela QUALISSEG possuem um parafuso fixador, também chamado de “parafuso de bloqueio” que tem como objetivo dificultar a troca de bateria/pilha dentro de áreas classificadas.

Este é um requisito internacional que consta em inúmeras normas que certificam lanternas à prova de explosão, entre elas: UL STD / MSHA, ATEX / IECEx e EN / IEC 60079-11. Caso queira mais informações a respeito, favor solicitar.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

  1. Nunca abra o compartimento da bateria em atmosfera perigosa. Faça a substituição de pilhas ou baterias sempre fora de uma área classificada. Não abra ou desmonte a lanterna, sob o risco da mesma perder sua função.
  2. Para lanternas que usam pilhas, verifique no Manual de Instruções as pilhas aprovadas para uso. Sempre substitua todas as pilhas ao mesmo tempo – não mescle pilhas usadas com novas. Não use pilhas recarregáveis nas lanternas que usam pilhas comuns.
  3. Os códigos das lanternas neste catálogo são da Qualisseg, seguidos do fabricante norte-americano. Todas possuem as mais importantes certificações internacionais, Inmetro brasileira e certificação marítima. As cores mostradas nas fotos podem sofrer leves mudanças.
  4. Não substitua nenhum componente da lanterna, nem adapte qualquer um outro. Só use acessórios originais, quando homologado pelo fabricante, sob o risco de descaracterizar a função intrinsecamente segura. Para lanternas recarregáveis, use sempre a bateria original.
  5. O usuário tem responsabilidade de assegurar que o produto será utilizado em atendimento às instruções do fabricante e às normas pertinentes em instalações elétricas em atmosferas explosivas. A classificação elétrica de área e especificação de lanterna é de responsabilidade do cliente.
  6. O parafuso da porta do compartimento da bateria tem um design que evita que que caia. Não tente retirar o parafuso. Adicionalmente, não aperte excessivamente o parafuso da porta de compartimento da bateria. A existência deste parafuso é proposital e segue requisitos internacionais de fabricação – UL STD/MSHA, ATEX / IECEx e EN / IEC 60079-11. Este requisito existe para minimizar a possibilidade de haver troca de pilhas ou baterias em áreas classificadas. A certificação NFPA 1971-8.6 (2013) se refere à resistência das lanternas e holofote ao calor e a não geração de eletricidade estática.
  7. Todas nossas lanternas possuem sistema de alívio de pressão para eventual acúmulo de gases (H2) conforme norma IEC 60079-11. Usualmente o alívio está nas botoeiras de ligação e, no caso do holofote, há uma válvula de alívio específica no corpo do produto. As lanternas com baterias íons de lítio são projetadas para proteger contra vazamento de eletrólitos.
  8. A resistência à água das lanternas se refere a chuva, respingos, jatos de água e imersão, esta última até 30 minutos a 1 metro de profundidade (norma IEC 60529).