O que é GFCI
home_GFCI_v2

Introdução

interruptor

O GFCI (Ground Fault Circuit Interrupter) é um dispositivo interruptor de circuito por falha de aterramento (GFCI) e serve para proteger as pessoas contra choques elétricos, sendo portanto totalmente diferente de disjuntores e fusíveis.

Ainda que seja um dispositivo de custo reduzido, um GFCI atua de forma extremamente útil. Quando você olha para uma tomada de 120 ou 240 volts, há duas fendas verticais e um furo arredondado centralizado abaixo delas.

Existem, portanto, o neutro, a fase e o terra. Se uma ferramenta ou equipamento elétrico qualquer estiver funcionando adequadamente, toda a eletricidade que ela usa fluirá da fase para o neutro. Um GFCI monitora a quantidade de corrente que está fluindo da fase para o neutro . Se houver qualquer instabilidade/fuga (a quantidade que vai para o aparelho é diferente da que regressa), o circuito é derrubado. Ele consegue detectar uma instabilidade de 4 ou 5 miliamperes e reage rapidamente em 1/40 de segundo.

 

Exemplo

Digamos, então, que você está usando sua furadeira, máquina de solda ou qualquer outra ferramenta e está chovendo ou o local está ou pode ficar úmido ou molhado. Você está em contato com o solo e, uma vez que a furadeira está molhada, existe um caminho alternativo da fase do equipamento passando pelo trabalhador (usuário), podendo causar um choque. O GFCI conseguiria “detectar” a corrente de fuga, pois nem toda a corrente está fluindo da fase para o neutro como deveria. Assim que o GFCI detecta isso, ele derruba o circuito e corta a eletricidade, evitando o choque elétrico.

 

exemplo-gfci

 

Atenção: o GFCI não substitui o Disjuntor DR (Disjuntor Diferencial Residual), mas complementa a função exigida na NBR 5410 de proteção contra os efeitos nocivos da correntes de fuga, também de acordo com a NR-10, principalmente em casos de uso de equipamentos elétricos temporários em obras, ambientes industrias e outros.

gfci-exemplo-2-1

1. Utilizando uma serra sem o GFCI

 

gfci-exemplo-2-2

2. Após o contato com a umidade ou água...

 

gfci-exemplo-2-3

3. A corrente pode desviar para o corpo do trabalhador.

 

Normas Internacionais >>