Como os absorventes industriais atuam? Entendendo os diferentes modelos.


O Propileno (monômero, ou matéria-prima do polipropileno) repele 100% a água (hidrofóbico), enquanto que outros materiais aderem ou são atraídos para a superfície das fibras de polipropileno. E, como o polipropileno é um derivado de petróleo, irá absorver qualquer óleo ou líquido à base de óleo.

Assim, como o óleo tem densidade menor do que a água, os materiais absorventes à base de polipropileno são considerados uma excelente escolha em termos de proteção ambiental. Tanto o absorvente como o óleo flutuam no topo da água.

 

Os absorventes à base de polipropileno não somente absorvem derivados de petróleo como também produtos químicos, através da adição de materiais surfactantes, fazendo com que continuem com sua propriedade de aversão à água.

 

Para cada aplicação, há diferentes cores dos produtos absorventes. Produtos absorventes brancos são utilizados para óleo, enquanto cinzas são universais (óleo e produtos químicos) e verdes para produtos químicos apenas. Eventualmente, um produto verde pode servir para óleo também; quando for o caso, isto será informado.

Oleo-branco Universal-cinza
Produtos-Quimicos-verde
Óleo (branco) Universal (cinza) Produtos Químicos (verde)

 

Há uma exceção apenas que é de cor amarela esverdeada – trata-se do QUÍMICO MAXX (usado para produtos químicos, com tecnologia MAXX).

amarela-esverdeada-QUIMICO-MAXX

Um produto: logo_maxx

 

Portanto, deste ponto em diante:

Cinza Universal A COR CINZA NAS SETAS INDICA SER UM ABSORVENTE UNIVERSAL
Branco Óleo A COR BRANCA NAS SETAS INDICA SER UM ABSORVENTE PARA ÓLEOS.
Verde Universal A COR ESVERDEADA NAS SETAS INDICA SER UM ABSORVENTE PRODUTOS QUÍMICOS